Potência de lâmpadas fluorescentes e ambientes de iluminação

Potência de lâmpadas fluorescentes e ambientes de iluminação

As lâmpadas fluorescentes têm uma utilização recorrente em iluminação residencial e até mesmo industrial. As lâmpadas fluorescentes são as chamadas lâmpadas económicas. De facto, hoje em dia é recorrente o uso do termo lâmpadas económicas para designar as lâmpadas de baixo consumo energético, devido à potência das lâmpadas fluorescentes ser bem mais reduzida para produzir uma iluminação de qualidade.

As lâmpadas fluorescentes são mais eficientes visto que produzem mais energia na forma de luz do que na forma de calor, isto em comparação com as incandescentes, tornando mais baixos os desperdícios energéticos. Este tipo de lâmpadas tem um tempo de vida cerca de 10 vezes superior que as lâmpadas incandescentes sendo também 2 a 4 vezes mais eficientes, poupam cerca de 80% da energia que é consumida pelas lâmpadas incandescentes.

Factores que influenciam o tipo de iluminação

A iluminação residencial é influenciada por diversos factores como a utilização que se pretende dar ao espaço, as cores da pintura das paredes e tectos, a potência e o tipo de lâmpadas a utilizar e até a quantidade de horas que é necessário utilizar iluminação artificial na habitação.

Assim, em espaços onde seja necessário ter iluminação durante mais tempo devem utilizar-se preferencialmente lâmpadas fluorescentes, em ambientes onde não seja necessário ter a iluminação ligada durante muito tempo é preferível utilizar lâmpadas incandescentes. Em escritórios e espaços semelhantes devem utilizar-se lâmpadas fluorescentes de maior potência que atribuam uma iluminação homogénea pois não causam fadiga e evitam os reflexos e sombras nas superfícies. Em locais de passagem devem utilizar-se lâmpadas de mais baixa potência.

Potências mais indicadas para os diversos ambientes

Em ambientes de lazer onde não é necessária muita claridade são aconselhadas lâmpadas económicas de 7W, 9W e 11W. Em ambientes com necessidade de mais iluminação como cozinhas devem utilizar-se lâmpadas económicas de 13W, 15W, 18W e 23W. Em zonas de passagem como corredores podem utilizar-se lâmpadas económicas de 11W tal como em casas de banho mas no caso das casas de banho podem utilizar-se também lâmpadas de 15W. Nos quartos são aconselháveis lâmpadas económicas de 15W e para candeeiros de mesas de cabeceira lâmpadas económicas de 8W. Em espaços exteriores podem utilizar-se lâmpadas económicas de 15W.

Os tipos de lâmpadas fluorescentes mais comuns

As lâmpadas fluorescentes podem ser de dois tipos: tubulares ou compactas. Sendo que a potência das lâmpadas fluorescentes compactas vai de 5 a 55W e a potência das lâmpadas fluorescentes tubulares vai de 4 a 80W. O tempo de vida útil destas lâmpadas é similar ao das lâmpadas económicas a diferença está em que nas lâmpadas económicas não é possível regular o fluxo energético e a potência vai de 3 a 27W. Quer as lâmpadas fluorescentes quer as lâmpadas económicas demoram alguns segundos a aquecer e chegar ao fluxo máximo de luminosidade.

Quais as lâmpadas fluorescentes mais económicas?

As lâmpadas mais económicas são as lâmpadas fluorescentes tubulares seguindo-se com igual economia as lâmpadas económicas e as lâmpadas fluorescentes compactas. É ainda importante destacar que a classe energética em que estas lâmpadas se enquadram é de A a B em contraste com as lâmpadas incandescentes que são de classes inferiores. Obviamente que a iluminação residencial deve ter uma base forte na iluminação natural para potenciar todos os recursos disponíveis e claro, reduzir ao máximo os custos com iluminação residencial.

Hoje em dia já se utilizam lâmpadas de LED e plasma mas ainda não apresentam vantagens suficientes para que se opte por elas em deterimento das lâmpadas fluorescentes. De facto, actualmente a maioria das pessoas está sensibilizada para as vantagens das lâmpadas económicas que não são apenas vantagens monetárias são também vantagens para o ambiente.

Veja também:

Publicado em Ambiente e Consumo etiquetado com , , , , . Guardar como favorito Link Permanente.

3 Responses to Potência de lâmpadas fluorescentes e ambientes de iluminação

  1. Maria Campos says:

    Tenho na cozinha lâmpada flurescente tubular já com alguns anos. Gostava de saber se este tipo de lâmpada, gasta mais acendendo e apagando cada vez que vou a cozinha ou devo mante-la acesa.
    Disseram-me que o que gasta é o arrancador. É verdade?

  2. Filipe says:

    meu quarto tem 9 metros quadrados, eu posso comprar uma luminária com lâmpada fluorescente de 15 watts? vai ficar com iluminação adequada?

  3. sergio says:

    qual a lampada que eu poderia usar para substituir uma lampada mista de 250w

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>